sábado, 1 de outubro de 2011

Comportamento: 2 anos e 9 meses

lynnglommy.blogspot.com
Pinguinho esta em mais uma fase difícil, tenho praticado as técnicas do abraço na hora de conter seu descontrole  quando contrariada ou repreendida, mas ainda assim ela tem apresentado alguns comportamentos desagradáveis.

Antes era bem simpática com as pessoas, tudo mundo elogiava e achava uma gracinha.
De uns tempos para cá, faz cara feia quando alguém fala com ela, responde mal à pessoa e vira a cara. Isto não só com as pessoas que ela vê na rua, no clube ou em lugares que frequentamos, até na casa de amigos e parentes. Quando chega na casa do vovô, não que cumprimentar, não da beijinho em ninguém, emburra e fica assim uns 30 minutos. 
A hora de guardar os brinquedos tem sido outra guerra declarada, tanto aqui, quando na casa da Madrinha ou em qualquer lugar.
Não tem aceitado ser contrariada em nada e para tudo começa a chorar e gritar.

Cansada deste comportamento e mais cansada ainda de ficar morrendo de vergonha pelas atitudes dela, criei um quadro de incentivo.
Regras:
Se ela for boazinha, educada com as pessoas, obedecer e não fazer birra e chororô, ganha um adesivo para colar no quadro. 
Pode ganhar até 2 adesivos por dia, ou mais. Exemplo: Se cumprir as regras de manhã na casa da madrinha, ganha um adesivo. Até o final do dia, se continuar boazinha, ganha mais um. E se, se comportar quando saímos para lugares variados, ganha outro.
O condição final para o quadro é: Só ganha presente (qualquer presente de qualquer pessoa) de dia das crianças se o quadro estiver bem cheio de adesivos, caso contrário, os presentes serão doados e ela fica sem nada.
Vai doer meu coração se falhar, mas não vou voltar atrás.

Hoje, dois dias depois, tem quadro adesivos ganhos.
O engraçado é a atitude dela. 
Lá no clube, distribui sorrisos  e conversa educadamente com as pessoas dizendo que EU vou ficar feliz porque ela está boazinha e comportada.

Será que estou criando uma pequena interesseira??????

À medida que se aproxima dos 3 anos, a criança começa a perceber que às vezes as pessoas ao redor ficam felizes, às vezes tristes, às vezes bravas. Não esconda seus sentimentos e procure sempre explicar o que está acontecendo ("O dente da mamãe está doendo, por isso ela está chateada"), assim ela vai se acostumando à idéia de que existem diferentes emoções e que todas são legítimas.

As emoções do seu filho também estão mais aparentes, inclusive para ele próprio. Ao notar que há respeito pela forma como responde ao mundo, ele se sentirá aceito e amado pelos pais do jeitinho que é — por isso, não dê risada quando ele ficar bravo, mesmo que seja a coisa mais fofa do mundo.

Fonte: Babycenter.

6 comentários:

  1. Oi Juju!

    Fases e mais fases neh?!
    Nem me fale...

    Já fiz tb este quadro aqui em casa, mas no nosso caso, era para dormir a noite toda no seu quarto e o "presente" seria um passeio bem legal em família. Não quis o presente em si justamente por pensar como vc, sobre ser interesseiro, mas acho que funcionaria melhor se tivesse sido assim!

    Achei muito bacana a sua iniciativa. E embora acredite ser mesmo uma fase (afinal, nem a gente as vezes está afim de fazermos o que precisamos fazer neh?!), precisa ser feito algo e vc se saiu muito bem!

    Boa sorte com o quadro dos adesivos! Eu vou ficar torcendo de coração para a Pinguinho cumprir todos os combinados para ganhar todos os presentes do Dia das Crianças. E aí, sem querer querendo, ela vai modificando este comportamento ruim e alternando por outros...

    Beijocas para vcs!
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Agora eu fiquei na dúvida se o comentário foi ou Não....

    ResponderExcluir
  3. não amiga, pensa assim não, ela não é interesseira, é só uma criança inteligente e esperta, sabe o que quer...ma o bom é que vc já percebeu algumas coisas e já está tomando medidas como os adesivos....Rafinha tbm tem dessas fases, acho que não sendo fora do controle é normal...bjssssss

    ResponderExcluir
  4. Acho que vc está agindo certo, porque não é assim que a Supernanny faz???

    ResponderExcluir
  5. Ai, amiga, não é fácil mesmo essas fases de mudanças de comportamento. A Clara é muito simpática com todo mundo, isso eu não posso reclamar. Mas anda teimosa que só ela. Cansa, como cansa! Mas eu acho que o problema maior aqui é ansiedade pelo aniversário. Assim, espero que logo melhore, rs.
    Acho que o quadro de incentivo é uma boa tática para você usar, sim. Depois conte como tem sido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. oi Ju,


    li seu post e tive que adota-lo aqui em casa tbm: Mariah está super chorosa, manhosa, gritando por qquer coisa, teimosa e resmungona... pode tdo isso numa garotinha só!

    que difícil!!! espero que passe logo e que logo entenda...

    se é por ciumes da irmã eu não sei, mas sei que já passou o tempo de ser complacente demais e não 'punir' essas feiuras....

    bjos e boa sorte p vc tbm!!

    ResponderExcluir

Adoro comentarios!
Fique a vontade!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Protected by Copyscape Online Copyright Search