terça-feira, 23 de novembro de 2010

Criança Independente

De uns tempos para cá, a Pinguinho adquiriu independência para algumas atividades.
Comer sozinha
Por o sapato sozinha
Sentar no cadeirão sozinha
Por o suco no copinho e tampar o copinho

Claro que ela não tem feito tudo, absolutamente sozinha, na hora de comer, por exemplo, ela vai pegando a comida com uma colher e eu com outra, senão a comida esfria, ela enrola e não come nada.
O sapato, como quase todos são de prender com velcro, ela coloca muito bem, eu só aviso quando trocou os pés.
No cadeirão, ela sobe a desce sem maiores problemas, com a gente de olho, sempre.
Pede suco, e já vem dizendo: Ajuda, mamã. Fecha.

O bonitinho é que depois que ela faz as coisas sempre diz : Bigado.


Esta independência é muito saudável, só tento ter cuidado para que não haja exageros.

Percebo que ela é muito prestativa e sempre que ouve a palavrinha mágica "ajuda", muda a cara amarrada, pára com a birra e vai sempre sorrindo.

No quintal na hora de estender ou recolher a roupa tem sempre uma pessoinha que esta segurando os pregadores, na cozinha, tampa os tapeware, mas ainda me enrola na hora de guardar os brinquedos...

Percebo que aos, quase dois anos, suas vontades, emoções e personalidade estão bem marcantes e forte.


"A criança independente relaciona-se melhor com o mundo, por isso, na menor manifestação de interesse da criança em fazer algo sozinha, os pais devem incentivá-la, ao invés de querer fazer por ela e nem exigir perfeição. Curta seu filho e, acredite no seu bom senso."

Mirene F. M. A. Marques - Psicóloga

 guiadobebe.uol.com.br

12 comentários:

  1. Muito bem colocado esse trecho da Psicologa Mirene.... devemos msm incentivar as crianças a consquistarem sua independencia..... e a pinguinho já esta ficando mocinha então???.... acredita que Saulo já pega os brinquedos subindo na cadeirinha dele.... e briga comigo qdo quero ajuda-lo... rsrsrs.... bjsss

    ResponderExcluir
  2. Que linda, já está uma mocinha!!!!
    É tão bom vê-los crescendo e se desenvolvendo né!!! Que delícia!
    bj

    ResponderExcluir
  3. que delicia!! essa fase é muito gostosa!! curta ao máximo!! passa tão rapidinho!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!!
    Aqui tbem ta assim, Luiza ta doida pra ficar independente igual a irmã,kkkk
    beijus

    ResponderExcluir
  5. Ai que fofa! Adoro crianças independentes e vou cultivar isso na minha pequena. Não sei se exagerei, mas desde os 3 meses comecei a ensina-la a segurar a mamadeira sozinha. Claro que ela não conseguia, mas achei importante estimular isso, principalmente porque aos 4 meses ela iria para a creche.

    E deu certo! Aos 6 meses, ela já segurava a mamadeira direitinho, só não conseguia ainda tombar para tomar o restinho. E se eu demorasse a ajudá-la, abria o berreiro. rsrs

    Hoje, com 11 meses, ela pega, tira a tampa e suga até a última gota! (mãe baba mesmo!)

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Que delícia essa fase, né? Essa hora da comida é uma farra mesmo!

    Que fofura seus pinguinhos, viu???

    Obrigada pela visita lá no blog! Adorei!!! Tô te seguindo também! Muito legal conhecer seu espaço! Essa foto aí de cima está muito linda, quanta ternura!

    Um beijo!
    Ivana

    ResponderExcluir
  7. Que linda e esperta! É tão gostoso vê-los fazendo algo sozinhos, não é? Eu também acho uma graça. A Clara também ama trocar os sapatos, já se vira bem com quase todos, menos os de fivela.
    Também adoro quando ela me "ajuda" com a roupa do varal, guardar algo, arrumar os brinquedos ou a cama, é muito bom ensiná-las desde cedo. Comprei uma vassourinha para ela "me ajudar" a varrer o quintal, assim ela vai brincando e eu limpando, rs. Ela acha o máximo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ai que fofaaa!!!
    =D

    Essa sua Pinguinho tá virando um pingão! ehehehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi JU,
    É uma delícia ver os filhos começando a fazerem as coisas sozinhos e ver como eles ficam felizes com cada conquista. É super importante controlar o impulso, não apressá-los na execução da atividade, respeitar o tempo deles e incentivar sempre.
    Adorei o seu texto.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Linda ela, hein? E super prestativa, legal!

    Acho que quando não se apressa a independência, tipo não querer que aos 6 meses a criança mame sozinha, eles vão adquirindo a independência que lhes é possível...
    E o bacana é sempre estar por perto para ajudar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju querida, hoje passo especialmente para divulgar uma lojinha virtual que abri com minha mamis, se tiver um time dá um pulo por lá, bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Juju!
    Que bom que a Pinguinho já está querendo fazer muitas coisinhas sozinha! E ainda por cima é muito educada ;-)

    É legal mesmo a gente perceber isso e incentivar. O Lucas tb, tem cada coisa que ele quer fazer sozinho que eu preferia fazer por ele, mas aí fico ali, deixo ele fazer e se me pede ajuda eu ajudo.

    A última agora é querer ir sozinho no banheiro fazer o nº 2, acredita? Já expliquei que ele é muito pequeno e que ainda não sabe se limpar direitinho e tal, mas ele argumenta pra caramba. Só que para este assunto, eu não abro mão, acho que ainda não está na hora e ainda por cima acho perigoso criança sozinha no banheiro.

    Mas assim, como a Pinguinho, ele fica todo feliz quando consegue executar algo por ele mesmo. E eu, é claro, fico felicíssima por tabela!

    Beijocas, querida!

    ResponderExcluir

Adoro comentarios!
Fique a vontade!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Protected by Copyscape Online Copyright Search