quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Passeio ao Instituto Butantan

Filha de biológa tem que gostar de microscópio, né?

Domingo, após o almoço fomos no Instituto Butantan (é com N no final mesmo.)

Já que o clima não colabora para passearmos no Zoo, por enquanto vamos conhecer as serpentes e outros animais peçonhentos.

O Instituto Butantan, é uma instituição pública do governo do estado de São Paulo, fica no bairro do Butantã, zona oeste da cidade.


Com o Super Primo, na frente do prédio onde a mamãe trabalhava

Além de centro de pesquisas científicas, é responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil.

O passeio por lá é uma delícia. Têm parques e três museus (Biológico, Histórico e Microbiológico), além do Hospital  Vital Brazil (com Z, mesmo) e uma biblioteca com revistas cientificas de mais de 100 anos.

Fiz estágio de iniciação científica durante um ano lá, no setor de Farmacologia, quando cursava a faculdade. Sei que sou suspeita.

Mas me lembro de sempre ir lá passear nos final de semana com meus pais, ainda pequena.

Tem muita área verde, pracinhas bem gostosas e para eu, bióloga de formação e apaixonada por ciências, os museus são tuudo de bom!



No Museu Microbiológico, há exemplares de moléculas de DNA, bactérias, vírus e microspcópios com alguns microrganismo para observação, além de toda a história do estudo de microbiologia e seus famosos pesquisadores, como Louis Pasteur.



O que hoje é o instituto, era a Fazenda Butantan, que compreendia a área do Campus da USP mas a área onde ele foi instalado.


Píton albina. Coisa mais linda!

O Instituto foi fundado em 1901, quando o governo do estado estava preocupado com a disseminação da Peste Bulbônica na capital e convocou o Instituto Bacteriológico para tentar resolver o problema. Adolfo Lutz, Oswaldo Cruz, juntamente com Vital Brazil (com 'z', na grafia da época), diagnosticaram a doença e elaboram um plano para contê-la
Pórem, na época da cafeicultura, os acidentes com serpentes eram muito frequentes, fazendo com que Vital Brazil, começa-se as suas pesquisas sobre o ofidismo, com isto, o Butantan rapidamente se transformou em um centro especializado no conhecimento herpetológico, bem como na produção de soros anti-ofídico tornando-se uma entidade ímpar em todo o mundo.

As vacinas da gripe A (H1N1) são fabricadas lá.

Em maio deste ano, o prédio das coleções pegou fogo, uma perda incalculável.
Foi destruído mais de 70 mil espécimes de serpentes, além de mais de 450 mil espécimes entre escorpiões, aranhas e outros que estavam conservadas.
A coleção, referência para descrição de espécies e utilizada para pesquisas científicas, era a maior do Brasil e a maior coleção do mundo desses animais para uma região tropical. O material coletado em mais de 100 anos foi perdido, após a perícia e análise dos cientistas, acredita-se que apenas 5% do acervo poderá ser recuperada.

Uma grande perda histórica e científica.


Fazendo carinho na "coba" pelo vidro.

No museu Biológico estão as mais várias espécies de serpentes, alguns lagartos e tartarugas, além de aranhas e escorpiões.


Super Primo, Pinguinho, Madrinha e Papai em frente ao serpentário.

Na área externa, tem um serpentário, com alguns exemplares.

Então, fica a dica de passeio.
Para quem gosta, como eu ; )  
Vale a pena!


No Museu Biológico, mais escurinho para não estressar tanto os animais.

Referências: Wikipedia, Portal G1, Folha de São Paulo.

7 comentários:

  1. O passeio parece ter sido realmente uma delícia pelas fotos!!!

    E a minha Larinha que se prepare porque também é filha de biólogo, e apesar de cursar letras, tenho graaaande recaídas pela biologia! =D

    Muito bacana as informações sobre os museus e etc, pena que aqui em BH não tem tantos recursos assim, mas o zoo é bacana e o museu com peçonhentos também é (lembro de ter ido lá quando pequena com meu tio biólogo e veterinário).

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Caramba só fui lá na adolescencia se é que não estou errada com a memória. E fiquei super triste quando ouvi a reportagem que havia pegado fogo em uma parte dele. Sabe que achei que tava tudo perdido. Mas pelas fotos tem coisa pra ver por lá ainda, né?!
    Ah vou ver se empolgo marido pra dar uma passada por lá pra M.C ver isso de perto.
    Legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ju, moro no interior do Rj, então tive poucas oportunidades de fazer um passeio desses!Malá então!!nunca saiu do estado!!rsrs!
    Fui no Butatan há muito muitos anos!!EU tinha uns 12 anos!!!me lembro que fiquei fascinada!
    Soubre seu outro post...ai..Ju!!!!Que bom que vc gosta do medico,porque por aqui estamos a pé!!!Malá teve uma febre altissima no sabado, e reclamava de dor de ouvido...chegou lá a medica mandou voltar pq não tinha nada no ouvido, só passou o antitermico!!Fiquei indgnada, esperei o plantão trocar e voltei novamente(detalhe:o hospital pediatrico que se diz o melhor da cidade!) e advinha???Uma baita de uma otite, e aí um antibiotico fortissimo...
    Uns passam qdo não tem necessidade, outros tem preguiça de medicar...afff!!!
    vou postar seu selinho hojeee!!!bj bj bj

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui no butatan..aff deve ser mara esse passeio.
    Pena que eu moro em Cuiabá...

    beijus pra vcs e as fotos estão lindas, adorei.

    ResponderExcluir
  5. Que aula!!! Adorei as informações! E as fotos então?! Deu pra perceber que o passeio foi um sucesso total!

    A Pinguinho está uma fofa lá com o microscópio, hehehe, com cara de mini bióloga, uma linda!!!

    Fiquei com vontade de conhecer tb, e olha que eu não sou muito chegada a essas coisinhas pequenas, hehehe, mas vc descreveu tão bem e com tanta paixão que deu vontade de passear por lá tb :)

    Super beijo, linda!
    Tenham um lindo dia :)

    Ju

    ResponderExcluir
  6. Ai, que mini bióloga mais lindaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Adorei a dica!
    Fui quando era pequena e nao levei os anjos ainda. Anotada, para o proximo passeio!
    A Pinguinho esta mesmo muito linda de mini biologa!
    Adorei as fotos.
    Mil bjks

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoro comentarios!
Fique a vontade!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Protected by Copyscape Online Copyright Search