terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cidade das Crianças SBC

Para quem é de São Paulo, já devem ter ouvido falar da Cidade das Crianças em São Bernardo do Campo.
Tenho excelentes lembranças de lá, da minha infância.
Era um parque com vários brinquedos, pagos individualmente, com muita área verde, teleférico, uma cidade pequenininha, com até prefeitura e tal. Tudo bem colorido, lojinhas para alimentação, playground, jardim japonês, um anfiteatro lindo, (caracterizado pequeno, para a Cidade).
Lembro que meu pai sempre ia com a gente lá...
Tinha um brinquedo que era o Submarino ficava em uma piscina gigante. Para quem olhava de fora, só via a piscina e a escotilha do submarino, mas para quem ia no brinquedo, era o fundo do mar... Lá, enquanto o carrinho andava na piscina, você via os peixes, sereias, baú dos tesouros, navio pirata naufragado...Nossa... Era o máximo.Este era meu favorito.
Além dele, tinha o Jacaré que levava a gente a viajar pelo rio Amazonas com índios pelo caminho, animais da região, casas de palafita, e as lendas do folclore. A casa maluca, o avião, a espaçonave... enfim era muito divertido.

*****

Bom, tudo isto foi para dizer que uns meses atrás fui levar a Pinguinho lá.
Tinha visto na internet que depois de 5 anos fechada a prefeitura de SBC reabriu  "A Cidade das Crianças".
Pensei: Nossa, ótima oportunidade de levar minha filha em um lugar que me trás de volta a minha própria infância.

*****

Que decepção!!!!!!!!


Avião que se mexia  "levantando vôo".


O lugar está bem conservadinho, sabe... Tudo pintado, limpo.
Mas cadê os brinquedos??
Cadê as lojinhas?

Trenzinho que dava a volta no Parque. 


Sobrou o submarino, vazio, piscina abandonada, peixes e sereias descascando e quebrados. Teleférico desligado; avião que não se mexe mais; Rio Amazonas, sem água, jacaré substituído por barquinhos, tudo desbotado; Cidade e prefeitura vazias (parecia cidade fantasma, não das crianças).
Tivemos que sair do parque para comer um dog na rua, pois nada funcionava lá dentro.

Jogo da Velha

Tão decepcionada fiquei que comecei a pesquisar porque estava tudo lá, bonitinho, mas nada funcionando, tão diferente de algo que fez sucesso por longos anos.


Banquinho em frente a antiga Prefeitura


Nas comunidades do Orkut, o pessoal fala que como a Cidade das Crianças é da prefeitura de SBC, cada gestão culpa a outra pelas condições que o parque se encontrava.
Política, né... sabem, nem preciso explicar.


Jardim Japonês


Dizem que o parque mudou, tornou-se educativo...
Como será isto??? Parque com áreas verdes por áreas verdes sou mais o Ibirapuera.... Era as atrações que a criançada, inclusive eu, gostávamos....

Para que reabrir sem nada funcionando???
Para a população ver o descaso com uma área de lazer pública, apreciada por gerações, abandonada e triste??? Só para dizer que reabriu?

Perguntando por lá, há muitos murmúrios e nada concreto.
Privatização pelo Parque da Mônica?
Pelo Aquário de São Paulo?
Enfim...

*****

Fico pensando: Porque é tão difícil para o poder público manter locais como a Cidade das Crianças para a população?

Estes lugares são ótimos para passeios familiares, para a qualidade de vida, para o desenvolvimento de uma cidade...
Mas não, parecem não ter valor nenhum.
Para a prefeitura seria melhor vender o terreno para construtoras de edifícios e se livrar do problema.

Cidade das Crianças???
Só que ficou na minha memória....

Triste, muito triste.

6 comentários:

  1. Poxa que peninha né?!
    Vivo procurando algum lugar público pra levar a minha linda, mas é uma pena quase todos é uma derrota mesmo. Muda os gorvernantes e ninguém faz nada, mas voto eles emploram nas campanha políticas né?! Nem vou começar a falar se não revolto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida, não acredito!!! Lembro mto da Cidas da Criança, eu ia direto e amava... Tava falando dela pro meu marido outro dia, pensei em levar as crianças lá... que pena!! Fiquei triste tbem...
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é Jú, eu tb estive lá com os pimpolhos e fiquei procurando as atraçoes que existiam e nos fascinava...

    Infelizmente coisas boas e de graça, nao interessa a politicos, é uma pena!

    Vim retribuir tua visita e me encantei com teu espaço!

    é lindo!
    e vou te seguir, ok?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas devia sser muito legal essa cidade mesmo, Ju!!! Que pena que agora mudou!
    Tenho pavor disso que acontece sabe? Tem alguma coisa boa, feita por um governo, chega outro e "estraga" porque foi o "adversário" quem fez!
    Afinal, eles pensam em quem mesmo??? Na comunidade é que não é!!!

    Fico super chateada com isso! Aqui a cidade é pequena, não tem muita coisa mesmo, mas o pouco que tem acontece a mesma coisa! E quem fica chupando dedos somos nós!!!

    Bem triste mesmo!
    Ainda bem que vc conseguiu aproveitar o período legal da cidadezinha e parece que foi imensamente feliz por lá ;)

    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  5. OI Juliana,
    o meu sonho quando criança era conhecer a Cidade da Criança. Quando fui a SBC (tenho uma prima que mora lá) com as minhas filhas o parque estava fechado e eu fiquei frustradíssima. A casa da minha prima é em frente a entrada do parque. Fica lá olhando aquilo fechado me deu uma enorme tristeza. Quando soube que reabriu fiquei toda contente e me planejando para levar as minhas filhas lá. Agora co mo seu post me desanimei. Não vale a pena me despencar do Rio para ver o parque nesse estado. Uma pena. Value pelo post que me tirou de uma furada.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Outro dia li em um jornalzinho do terminal de ônibus que tinha alguns brinquedos funcionando, será que é verdade?
    Desculpe, não sou mamãe, mas tenho uma princesinha e adoraria levá-la lá.
    Quando criança, ia todos os fins de semana lá, com minha mãe e pai. É muito triste ver esse tipo de situação, nos fazem sentirmos mais velhos e impotentes diante de uma situação em que "sozinhos", somos incapazes de fazer algo, portanto, temos que manifestar de forma mútua e pacífica o quão importante foi, é e será importante esse tipo de bem na vida das crianças e de todos os pais que um dia já estiveram lá!
    Beijos e abraços, façamos um abaixo assinado, se não funcionar também não vai piorar.
    Rodrigo
    se quiser entrar em contato: rdgbel@hotmail.com

    ResponderExcluir

Adoro comentarios!
Fique a vontade!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Protected by Copyscape Online Copyright Search