Ela diz NÃO!
Pinguinho, vamos pápar? NÃO
Vamos tomar banho? NÃO
Quer suco? NÃO
Vamos passear no carro? NÃO
Espera um pouquinho? NÃO
Fica aí, que o chão está molhado. NÃO
Vamos tomar banho? NÃO
Vamos nanar? NÃO
Você quer histórinha? NÃO
Vamos ouvir musiquinhas? NÃO
Quer tomar tête? NÃO
NÃO, NÃO, NÃO, NÃO, NÃO...
Chegamos a fase do NÃO?
Será???
É possível...
Muita paciência e muito jogo de cintura.
Para cada NÃO, eu digo SIM, SIM, argumento, explico e até barganho, se necessário.
E assim vamos levando.
Quando a criança entra na fase do "não"
A criança quer mostrar que tem vontade própria, e isso é muito bom para o desenvolvimento da sua personalidade.
Redação CrescerEle não quer tomar banho, recusa-se a sair do balanço e rejeita o prato de comida. Pense duas vezes antes de se irritar com as incontáveis negações de seu filho. A fase do "não", que começa por volta dos 18 meses e pode durar até os 4 anos, faz parte do desenvolvimento da personalidade. "É o período em que a criança começa a se reconhecer como uma pessoa e quer mostrar que tem opinião própria", explica a psicóloga Tereza Vecina. Entre 1 e 2 anos, seu filho também ouve muitos "nãos". Provavelmente, você repete a palavra inúmeras vezes, para ensinar a ele o que não pode fazer, pegar ou mexer. Por isso, quando a criança dessa idade diz "não", nem sempre é para desafiar o adulto. Pode estar apenas imitando-o.
Muita calma
De qualquer forma, contornar os impasses diários que os "nãos" podem provocar exige muita paciência dos pais. A conversa é a melhor saída, mesmo que nessa idade seu filho não compreenda tudo. "O ideal é convencer a criança a mudar de idéia, com argumentos que ela possa entender. Ignorar seu desejo, para tentar impor um limite, só piora a situação. Os pais precisam ter calma, pois a negativa do filho pode ser apenas o jeito que ele encontrou de explicar alguma coisa", esclarece Tereza Vecina. Firmeza
Ser compreensiva com seu filho nem sempre significa ser flexível com as regras. "O fato de passar pouco tempo com a criança faz com que alguns pais se sintam culpados. Assim, acabam deixando que o filho faça o que bem entender", diz a psicóloga Tereza. Ela enfatiza que a recusa da criança sempre exige uma resposta dos pais: "Favorável ou não, é a opinião do adulto que determina os limites. Quem dá as regras são os pais."
Seu filho mudou
Entre 1 e 2 anos, a criança começa a andar, falar, comer sozinha e muito mais. Com essa independência, o mundo fica mais atraente e também perigoso. Pais e mães se vêem diante de um desafio e tanto: ficar por perto e, ao mesmo tempo, manter a distância certa para estimular o filho a se soltar. E mais: aceitar que a criança, agora, questiona as decisões, quer testar sua própria força, saber até que ponto a deixam chegar. Dar limites ao seu filho é, por isso, essencial. É assim que ele se sente cuidado, seguro do amor dos pais e confiante para avançar.
*******
Pinguinho fez um "pum" alto, com um barulhinho até engraçado, mas a melhor parte foi saír correndo atrás da mamãe, desesperada, mãozinha segurando no bumbum na fralda:
- Cocô, mamãe... Cocô, cocô...Mamãe, cocô.
A Clara começou a fase do não por volta dos 15 meses. Sério. Dá-lhe paciência. Depois passou. Agora a forma de contrariar é outra, não só dizendo não. Mas, como aí diz que pode durar até os quatro anos, o jeito é acostumar. (rs)
ResponderExcluirBeijos, amiga e força pra gente, né?
Oi querida!
ResponderExcluirMuito bom post. Dá vontade de apertar estas bochechinhas gostosas!!
Bjks e uma otima semana pra vcs!
http://blogdaclauo.blogspot.com/
Essa fase é chatinha mesmo, depois passa, ou melhor, vem uma nova, aquela dos "porques", haja paciência tbem.... Mas, firmeza é mesmo o segredo para lidar com isso!
ResponderExcluirBjos,
Camila
www.mamaetaocupada.blogspot.com
Essa fase é complicada, mas engraçada, pq perguntava pro saulinho quer sair, passear, "não", quer ficar em casa então "não".... comico ne???
ResponderExcluirkkkk..vc devia ter falado NÃO faça coco na fralda...kkk...tadinha!!!!!
ResponderExcluiracho que é normal essa fase, até pq. elas estão descobrindo muitas coisas..o bom é não bater de frente senão o não se prolonga....rsss...Rafinha ainda não chegou nessa etapa tô me preparando....bjs
oi querida nossa que coisa hein, então ja esta na fase do "não", lembro do Caio nesta epoca aiai, tem que ter muita calma nesta hora hehehe...
ResponderExcluirA mariana ainda não começou, mas ja ta quase engrenando...
Lindo ficou o post sobre a Primavera, a tua pinguinho ta muito linda!
beijocas!
Oi Jú, passei aqui pra conhecer seu blog, também tenho uam pequena, ainda não chegou na fase do não, mas quando ela não quer, só resmunga e fica braba, é muito engraçado. Vamos trocar umas idéas, dá uma passadinha lá no meu blog e conheça a minha pequena. Beijocas pra ti.
ResponderExcluirMuito bom esse texto do não dos pequenos, aqui em casa essa fase está a todo vapor, dependendo do meu humor ignoro e dependendo falo minha opinião. É amiga eles crescem e dependem da gente pra tudo, até dizer que não é sim.
ResponderExcluirAdorei o texto.
Bjs
Oi JU,
ResponderExcluiressa fase do não é terrível. Tem que ter muita paciência. Se bem que é engraçada também.
Adorei a história do pum. As princesas também soltam pum.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Oi Ju,
ResponderExcluiressa fase do não é terrível. Tem que se ter muita paciência. Se bem que também é muito engraçada.
Adorei a história do PUM. Afinal as princesas também soltam pum.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
fase chata, mas passa viu....
ResponderExcluirtomara.
hahahahaha
isaac passou um tempo só balançando a cabrça negativamente, mas hoje argumenta.
e vamos que vamos, crescendo com eles.
bjocas
obrigada pelo selinho